segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ford Transit agrada clientes e a imprensa



A Ford Transit vem crescendo e se destacando dentro do segmento de comerciais leves, tanto na preferência dos clientes como na análise da imprensa especializada. Isso pode ser comprovado pelo volume total, pelas recentes grandes vendas feitas para frotistas e também pelo comparativo que a apontou como campeã entre os cinco furgões disponíveis no mercado brasileiro, promovido pela revista Transporte Mundial.

Composta das versões furgão, van de passageiros e chassi, a linha teve significativo crescimento de vendas e fechou o semestre com 7,2% de participação no segmento. “Esse crescimento já era esperado e mostra a conquista de clientes novos, porque a Ford até fins do ano passado não atuava nesse segmento de mercado”, diz Charles Camargo, gerente nacional de Vendas da Ford Caminhões.
A Transit é um produto com uma proposta que alia preço atraente e um padrão diferenciado de segurança, conforto, tecnologia e oferta de equipamentos. Líder do mercado europeu, chegou ao Brasil recentemente e tem proporcionado uma eficiente base de comparação com produtos existentes no País.
“Muitos dos concorrentes vendem no mercado brasileiro gerações anteriores às existentes na Europa, por exemplo. Essa é uma das razões que colocam a Transit em vantagem para atender o segmento de comerciais leves urbanos, que tem sido impulsionado pelo aumento da restrição à circulação de caminhões nas grandes cidades. Sua versatilidade permite adaptações para diversos tipos de aplicação, desde o transporte escolar e de mercadorias até oficinas móveis”, complementa.

Vendas a frotistas

Duas grandes vendas recentes mostram a boa aceitação da linha entre os frotistas. A Cooperativa Mista de Consumo e Prestação de Serviços em Transporte Rodoviário (Coopertran) de Congonhas, Minas Gerais, adquiriu 42 unidades para o transporte de funcionários da Companhia Vale do Rio Doce que fazem a manutenção da linha férrea entre Ouro Branco, MG, e Vitória, ES.
“A Transit tem um custo-benefício interessante e surpreendeu em relação aos itens de segurança. Não existe outra van no mercado com cintos de segurança de três pontos em todos os assentos. Além disso, tem tração traseira, o que é importante para os tipos de estrada em que rodamos nessa linha”, diz José Aparecido Ferreira, presidente da Coopertran.
Nessa operação, algumas vans vão rodar 24 horas, trafegando em asfalto, terra e áreas de mineração, num ritmo de 7.500 km por mês. Por isso, o atendimento pós-venda foi outro fator chave na escolha da Transit, com a garantia de disponibilidade de peças e assistência técnica da Rede Ford Caminhões.
A Cooperativa de Transporte dos Motoristas Autônomos de Massapê (Cootmam), em Sobral, no Ceará, também comprou 20 vans Transit para o transporte alternativo de passageiros em linhas intermunicipais, que está sendo regulamentado pelo governo estadual por meio de licitações.
Selecionada após um período de test-drive, a Transit ajudou a cooperativa a somar pontos e vencer a licitação. “A Transit se enquadrou em todas as especificações do edital. A sua grande vantagem são os equipamentos de segurança, que garantem nível maior de proteção para os ocupantes”, diz Francisco Evandir Gomes Soares, presidente da Cootmam. “Além disso, tem ar-condicionado e é como um automóvel para dirigir, muito luxuosa e confortável. Está sendo muito bem aceita.”

Comparativo

O comparativo vencido pela Transit inaugurou a seção Master Teste da revista Transporte Mundial, uma das principais do setor no Brasil. Participaram da avaliação as cinco marcas de veículos com chassi longo e teto alto vendidas no Brasil, com 1.050 kg de carga. O roteiro consistiu numa viagem de 270 km, ida e volta, de São Paulo até o campo de provas em Limeira, incluindo testes de ruído, frenagem e consumo.
Segundo a publicação, a Ford acertou em cheio ao lançar o furgão Transit. “Pouco mais de um ano após sua chegada e o mercado já o absorveu, graças aos seus atributos que atraem a qualquer operador, mas, a meu ver, o melhor deles é a sensação de dirigibilidade, idêntica à de um automóvel de passeio. Também fazem dele um grande vencedor os itens de segurança e conforto instalados”, diz trecho da revista.
Entre outros pontos, a revista destaca o design robusto e harmonioso, o torque do motor e o câmbio de engate suave, que facilita a vida do motorista no anda e para das grandes cidades.
“A sensação que se tem é a de estar conduzindo um automóvel e, para tirar a prova dos nove, não nos limitamos a rodar com esse modelo apenas no roteiro do Master Teste. Também fomos dar um passeio com ele pela cidade. Trata-se de um veículo de fácil dirigibilidade, prático para estacionar a manobrar. Estável, tem bom desempenho nas curvas, saídas rápidas, mas, graças à presença de freios a disco com ABS, sua frenagem impressiona”, descreve a revista.
Na parte de segurança, o comparativo chama a atenção para os itens de série da Transit: distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle eletrônico de estabilidade (ESP), sistema de frenagem em emergência e assistência de saída em rampas, além da suspensão macia, que ajuda a amortecer as quedas em buracos.
“Para os padrões do mercado, a Ford sai na frente ao importar um veículo com tantos atributos, como o trio elétrico - vidros, travas e espelhos retrovisores - e o airbag para o motorista”, continua a matéria, lembrando também do CD-player com entrada auxiliar e controle de som na barra de direção e os diversos porta-objetos disponíveis na cabine. “E tudo isso por R$89.364”, conclui a Transporte Mundial.

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