quarta-feira, 25 de agosto de 2010

New Fiesta: Sedan completo, esportivo e global


Um carro totalmente novo no conceito, no design, na proposta. Este é o New Fiesta, que a Ford lança no Brasil em agosto. Produzido com uma plataforma inédita global, ele chega ao mercado brasileiro com o mais avançado nível de segurança veicular de seu segmento, além de trazer um padrão primoroso de design.
O New Fiesta introduz mais tecnologia na categoria, tem excelente relação de custo e oferece alta qualidade.
“O carro global da Ford é um sedan esportivo, criado para inovar o chamado segmento B Premium, formado por veículos de porte compacto com conteúdo. O New Fiesta foi concebido para ser referência em design e segurança, sem deixar de lado a qualidade e dirigibilidade com eficiência, apresentando a melhor relação custo-benefício da categoria”, diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.
Entre outras inovações, é o único do segmento a contar com 7 airbags e oferece 3 anos de garantia. O New Fiesta é um dos lançamentos mais importantes da Ford no mundo e chega para ocupar um lugar de destaque dentro do novo portfólio de produtos.
“O New Fiesta é um símbolo do atual momento de renovação da Ford no mundo. Foi projetado para ser um dos expoentes do nosso crescimento”, afirma Marcos de Oliveira.

Totalmente novo

Sexta geração da linha, o New Fiesta é um produto verdadeiramente global, oferecido com o mesmo padrão de construção e design em todas as regiões do mundo. Sua plataforma, carroceria e interior são totalmente novos.
O projeto contou com a participação dos centros de engenharia e Design mundiais da Ford. E o Brasil, como terceiro mercado global da Ford e responsável por um dos cinco centros mundiais de criação de produto da marca, teve um papel de destaque no seu desenvolvimento.
O lançamento do New Fiesta começou em meados do último ano, na Europa, onde já vendeu mais de 500 mil unidades e é líder de mercado. Em seguida, o carro passou a ser vendido em diversos países da Ásia. Este ano, o New Fiesta chega simultaneamente aos Estados Unidos, Canadá, México, Brasil e outros países da América do Sul.
Ele é produzido em cinco fábricas ao redor do mundo: em Cuautitlán (México) para as Américas, em Valência (Espanha) e Colônia (Alemanha) para a Europa, e Nanjing (China) e Rayong (Tailândia) para a Ásia.

O design externo

O design foi um dos focos principais desse trabalho, com o objetivo de criar um carro bonito, capaz de cativar e entusiasmar os consumidores de várias nacionalidades. “O New Fiesta oferece o design mais atual da sua categoria. Ele é um carro que se destaca, à primeira vista, pela grande beleza exterior”, diz João Marcos Ramos, gerente de Design da Ford América do Sul.
O New Fiesta nasceu dentro da evolução do conceito Kinetic. Essa é uma moderna linguagem, cujo elemento principal é criar um efeito de “energia em movimento”. Através de desenho fluído, com planos rápidos e jogo de luz e sombra, o objetivo foi criar um veículo atraente, onde sobressaem os contornos, as proporções e a harmonia.
“Criar um carro bonito para agradar diferentes pessoas e culturas foi o objetivo central do projeto. O resultado é um sedan esportivo e com personalidade e muito caráter”, diz João Marcos Ramos.
O New Fiesta é um automóvel atual. É um compacto Premium maior que os modelos convencionais hoje existentes e não perde em funcionalidade. Suas dimensões - 4,41 metros de comprimento com cerca de 1,70 m de largura; 1,45 m de altura e 2,49 m de distância entre-eixos - mostram um porte robusto e bom espaço interno na categoria. O porta-malas de 440 litros e acomoda diferentes bagagens.
A frente do veículo enfatiza a sua personalidade. Com desenho dinâmico e elegante, é marcada por uma grade dianteira cromada de três barras e por outra grade inferior no formato trapezoidal. A superfície do capô é trabalhada e seus contornos elevam o conceito da sensação de movimento. Os faróis são alongados e avançam pelas laterais. Seus refletores internos têm tratamento sofisticado.
A impressão de agilidade é marcada pelo formato da lateral do New Fiesta. O desenho tem fluidez. As linhas e planos contínuos também induzem a impressão de movimento. Um toque de esportividade é visto nas suas proporções com a sua finalização inclinada.
Há ainda o recurso de uma marcante linha de caráter, que corre pela lateral em sentido ascendente. Ela ajuda a produzir um contraste de luz e realça a cor da carroceria. Também existe um friso cromado separando a carroceria das janelas cujo brilho reforça a elegância. As maçanetas alinhadas aos vincos laterais mantêm a expressão de movimento. A esportividade é destacada ainda pelas rodas de liga leve de 15 polegadas.
A traseira do New Fiesta é elegante. De perfil alto, tem uma linha de corte curta para garantir um caráter esportivo. Sua aparência é robusta, mas harmônica com as demais partes do veículo.
As lanternas são duplas e saem da tampa do porta-malas avançando no sentido da lateral do veículo. Há uma régua central cromada como elemento de acabamento sofisticado. O desenho do para-choque, em peça única e totalmente integrada, amplia a imagem de solidez. Uma faixa inferior em preto provoca um efeito que alarga visualmente o veículo.
A esportividade e modernidade do New Fiesta estão também no leque de cores. São oito opções com tonalidades vivas ou sofisticadas, como as sólidas preto Bristol e branco Ártico, as metálicas prata Dublin, vermelho Magenta e cinza Varsóvia e as perolizadas vermelho Córdoba, verde Coimbra e azul Montecarlo.

O design interno

Os designers e engenheiros do New Fiesta pensaram em todos os detalhes do interior do veículo. A cabine apresenta um estilo e posicionamento tipo “cockpit”. Ou seja, permite envolver os ocupantes e dá fácil acesso às posições de comando.
Também foi criado um ambiente visualmente atraente. A forma é esportiva e agradável aos sentidos, principalmente pelo uso de materiais de acabamento com toque suave.
“O objetivo de agradar aos sentidos é a mais nova tendência do design interno. Além de criar um impacto visual importante, usamos materiais “soft touch” e buscamos uma ergonomia apurada”, explica Ramos.
Os ajustes da coluna de direção, os bancos bem posicionados e com diversas regulagens e a colocação dos pedais e da manopla do câmbio foram elaborados para atender motoristas de diferentes biótipos. O acesso confortável ao interior do veículo e o posicionamento dos equipamentos de comando e entretenimento também mereceram atenção especial.
“Nosso objetivo é que ele seja agradável e que não “canse” ao longo do tempo. Entendemos que o interior do New Fiesta é um ambiente elegante, esportivo e gostoso de ver”, ressalta Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário