quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Hyundai ix35, acabamento e design acima de tudo

Em crescimento no mercado brasileiro, com o sucesso de seus utilitários esportivos, a Hyundai não demorou para lançar o ix35 no país. Ele estreou na Coreia do Sul no último trimestre de 2009, como substituto do Tucson, mas entra agora no Brasil em uma posição superior ao antigo modelo. Isso porque o Grupo Caoa, que representa a fabricante aqui, decidiu produzir o carro na unidade de Anápolis (GO), a partir de 2012 ou 2013, e importou todo o maquinário.

Com o novo posicionamento, o ix35 chega para conquistar o público formado pelas pessoas que passaram da classe econômica C para a B em pouco tempo e que desejam o status de ter um carro importado e grande. É o mesmo nicho do Tucson -donos desse modelo, aliás, poderão considerar o ix35 na hora de trocá-lo.

Visual menos agressivo
No visual, o maior atrativo para essa faixa de clientes, o carro mostra que veio para uma briga forte com as concorrentes Chevrolet Captiva e Honda CR-V. O ix35 tem linhas ao mesmo tempo delicadas e modernas, o que deverá contentar o gosto de homens e mulheres.
Destaque para a parte traseira, que ganhou linhas bem diferenciadas dos concorrentes. As lanternas, inclusive, dão uma leveza ao SUV, que normalmente é projetado para ter um apelo mais agressivo, o que as montadoras gostam de classificar como “robustez”. Por isso, quem prefere um carro com mais presença vai optar pelo Captiva.
No interior, o design é limpo, mas nem por isso deixa de ser sofisticado. Entre os modelos que concorrem nesta categoria e faixa de preço, não deixa a desejar. O acabamento é harmonioso e bem feito, mesmo com o grande uso de plástico. Prova de que os coreanos aprenderam com os concorrentes japoneses. Ou até mesmo os superaram, pois o acabamento do ix35 é bem mais sofisticado do que o do CR-V.
Ao dirigir, o modelo mostra excelente desempenho, especialmente ao comparar com o próprio Tucson. A primeira melhoria está na visibilidade, já que as duas colunas dianteiras não atrapalham o ângulo de visão.
Outra qualidade do ix35 é a suspensão. Ela garante boa estabilidade e conforto a motorista e passageiros tanto em terrenos acidentados quanto em lisos. O que para o uso em cidades esburacadas é bem importante.
O conforto só não é total por causa do banco. Apesar de ser fácil ajustar a posição de dirigir, o encosto não é ergonomicamente perfeito. O ruído do motor também poderia ser menor.

Versão 2.4 não é tão superior
Em relação à parte mecânica, tanto o câmbio manual quanto o automático são bem ajustados. O que não compensa mesmo é optar pela versão equipada com motor 2.4. Quem dirige as duas percebe que não há muita diferença no desempenho. A não ser a rotação, que é mais baixa na versão 2.4, de potência máxima de 180 cv a 6.000 rpm e 23,1 kgm de torque (força). A versão 2.0 tem potência máxima de 168 cv e 20,1 kgm de torque. O consumo é de 10,8 km/l na versão 2.4 e de 11,1 km/l na versão 2.0, de acordo com dados da fabricante.
Apesar a versão 2.4 já ter sido lançada, o modelo ainda não chegou às concessionárias, diz a Hyundai. Por isso, somente o preço dessa versão não foi divulgado. Ao todo, o ix35 terá seis configurações, entre elas, a 2.0 com câmbio manual (R$ 88 mil), 2.0 automático (R$ 93 mil), 2.0 completo (R$ 103 mil), 2.0 4WD automático (R$ 108 mil) e 2.0 2WD completo com câmera de ré, visor no retrovisor e airbags laterais e de cortina (R$ 115 mil). Todas possuem airbags frontais, controle de estabilidade e controle de descida.

Meta ambiciosa de vendas
A expectativa da Hyundai é comercializar 40 mil unidades por ano do novo utilitário. Meta ambiciosa, mas de grande importância para a companhia, que precisa de um mercado sustentável para justificar futuros investimentos. Afinal, aos poucos, ela tira a autonomia do grupo brasileiro Caoa sobre suas operações no país. A começar pela fábrica que vai construir em Piracicaba (SP), que deve ficar responsável por outros modelos da linha, inclusive compactos.

Fonte: Priscila Dal Poggetto Do G1, em Florianópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário