O novo design do Idea, desenvolvido no Brasil pelo Centro Estilo Fiat para América Latina, dá ao modelo um ar mais sofisticado, com linhas harmoniosas e com planos bem definidos delineados por vincos. Na traseira, novas lanternas iluminadas por LEDs — o Fiat Idea é o primeiro carro nacional a oferecer esta tecnologia. Elas destacam a forte identidade do modelo, conferindo a ele um visual único.
O habitáculo do novo Idea oferece ainda mais conforto ao dirigir, primoroso acabamento e espaço generoso e muito bem aproveitado. Com piso traseiro plano e três bancos definidos com apoios para cabeça, ele leva cinco pessoas com comodidade.
O novo Fiat Idea passa a oferecer a nova família de motores E.torQ 1.6 16V e 1.8 16V, desenvolvida pala engenharia da FPT - Powertrain Technologies. Bicombustível e com 16 válvulas, esses moderníssimos motores conciliam desempenho, economia e baixo nível de emissões e de ruído, além de confiabilidade e durabilidade. Eles são fabricados na recém-inaugurada fábrica de motores em Campo Largo, Paraná.
Agora, o cliente pode escolher entre sete versões na nova gama do Fiat Idea: são três motorizações (Fire 1.4, E.TorQ 1.6 16V e 1.8 16V), quatro níveis de acabamento (Attractive, Essence, Sporting e Adventure) e dois câmbios – mecânico de cinco marchas ou Dualogic® Automático –, atendendo sempre às necessidades do consumidor com o melhor custo-benefício.
Desde o seu lançamento, em 2005, o Fiat Idea foi um sucesso. Com suas linhas originais, versatilidade e amplo espaço interno, ele equilibrou as dimensões de um veículo compacto com as funcionalidades de um monovolume, trazendo diversas novidades para o segmento.
Agora, chega ao mercado a evolução do Fiat Idea. Mais bonito, mais desempenho e mais completo, ele tem todos os atributos para continuar sua trajetória de sucesso.
Design sofisticado
As novas linhas do novo Fiat Idea ressaltam ainda mais sua forte personalidade. Seus novos contornos foram totalmente desenvolvidos pelo Centro Estilo Fiat para América Latina e incluíram mudanças marcantes na dianteira e na traseira, tornando o modelo ainda mais moderno, dinâmico e elegante, com um tempero mais forte de esportividade.
Na dianteira, capô, para-choque e grade dianteira são novos, deixando a frente mais arredondada e imponente. O capô ficou mais afilado, com planos curvos e vincos bem definidos. O para-choque é mais envolvente e robusto e, ao mesmo tempo, a grade foi afilada. Esses elementos dão ao novo Fiat Idea um ar elegante.
O que chama mais a atenção são os novos faróis polielípticos de dupla parábola, que oferecem melhor distribuição da luz e excelente homogeneidade. Eles ficaram maiores e mais inclinados, com formato semelhante ao de um triângulo inclinado com cantos arredondados. Seu desenho rico em detalhes, que são ressaltados também pelo contraste das texturas e com as novas cores criadas especialmente para cada versão, reforça a aura de vigor do novo Fiat Idea.
Uma novidade importante são as lanternas traseiras. Elas trazem uma inovadora tecnologia, o sistema de iluminação por LEDs e guias de luz. É a primeira vez que um modelo fabricado no Brasil recebe lanternas desse tipo. Novidade também no acabamento estético das lanternas, com mascaramento em material opaco. Isso confere ao Fiat Idea um visual único, tornando-o facilmente identificável mesmo de longas distâncias.
Os LEDs – que respondem mais rapidamente ao acionamento e têm vida útil superior à das lâmpadas convencionais – instalados nas lanternas produzem um efeito visual diferenciado quando as luzes de posição do carro são ligadas e as guias de luz iluminadas. Eles também oferecem baixo consumo de energia, alta resistência a impactos e vibrações, além de alta eficiência de cor. Embora seja um item de design, essa tecnologia facilita ainda a visualização das lanternas por outros motoristas. O brake-light também é composto por LEDs.
As versões Sporting e Adventure ganharam detalhes exclusivos. Para a Sporting foi criado um conjunto de elementos estilísticos, resultando em um visual mais esportivo e sedutor. Ele é composto por minissaias laterais, spoilers dianteiro e traseiro, aerofólio e rodas exclusivas, além dos faróis e lanternas com máscara negra. A Adventure possui para-choques e apliques das caixas de roda e das laterais específicos, dando-lhe um ar robusto – como condiz ao seu perfil de uso. O estepe fica à mostra, recoberto e protegido por um protetor que foi desenvolvido para este novo Idea.
Maior conforto
O interior também recebeu atenção e novidades. Os bancos dianteiros estão mais envolventes, facilitando ainda mais ao motorista encontrar a melhor posição para dirigir. O revestimento dos bancos pode ser em couro, ter apoia braço central, além de ser possível adicionar uma mesinha atrás do banco do passageiro. Os bancos também ganharam novos tecidos diferenciados para cada versão e a adoção da tecnologia “embossed”, que aplica formas e desenhos em relevo, o que os enriquecem ainda mais. A nova estrutura do banco possui também uma nova regulagem de altura. Com um curso maior de 20 mm, melhora ainda mais a boa ergonomia do modelo. O volante, igualmente, é novo. Seu design moderno, com um toque de esportividade, proporciona tanto conforto ao dirigir quanto beleza.
Conveniência é outro aspecto importante do habitáculo. Porta-objetos dispostos em locais estratégicos aproveitam o espaço interno inteligentemente. Destaque para o console no teto, com quatro porta-objetos e espelho vigia para o banco traseiro – item exclusivo no segmento, de série em todas as versões.
Para o Fiat Idea Sporting foi criado um quadro exclusivo, com iluminação branca e inscrição “Sporting”, que exibe um conjunto completo de informações: velocímetro, conta-giros, marcadores graduais do nível de combustível e da temperatura da água, computadores de bordo A e B, hodômetro, relógio, rádio, calendário e indicação de temperatura externa.
As versões Adventure também possuem um painel de instrumentos diferenciado, com serigrafia exclusiva. Ele traz as mesmas informações que o painel do Fiat Idea Sporting.
Independentemente da versão, o quadro foi concebido para compor um conjunto integrado de novas cores, materiais e texturas com o volante e o quadro de instrumentos. Cada detalhe foi pensado para proporcionar ainda mais prazer ao dirigir.
Novos Motores
O Fiat Idea é oferecido com três motorizações: Fire 1.4 8V Flex e os novos E.torQ 1.6 16V e 1.8 16V, ambos Flex. O motor 1.4 é o mesmo que equipa o atual Fiat Idea ELX, reconhecido por equilibrar bom desempenho com economia de combustível.
Já os novos motores E.torQ oferecem alto desempenho, com excelente torque em baixas rotações, sem sacrificar o consumo. Eles são fabricados na moderníssima fábrica FPT - Powertrain Technologies em Campo Largo, Paraná.
Os motores E.torQ são compactos e leves. Também são ecologicamente corretos, funcionam silenciosamente e com baixos níveis de emissões, adequados às mais recentes legislações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário